Thursday, June 29, 2006

A zebra entrou em campo, mas foi expulsa antes do fim




Esse cara aqui é o técnico de Gana. O cara que antes do jogo contra o Brasil fez declarações otimistas, valorizou a sua equipe, colocou seus jogadores em posição de igualdade com os brasileiros. Essa foto é de terça, 27, durante o jogo, em Dortmund.

Será que é estranho ele estar com uma gravata com listras diagonais em preto e branco, sendo que ele comanda uma equipe africana, que passou de fase num grupo difícil, que queria papar o favorito?

A comunicação pessoal, aquela que traz a substância que vai ser peneirada pela mídia (sensacionalista ou não), que vai virar notícia, que vai ser faisca pra comentários intermináveis, discuções em broadcast, que vai se candidatar a capa de revista, a foto destacada, a frase em quote, enfim, essa comunicação tem sido muito pensada nessa copa.

Imagina se Gana ganha do Brasil, será que a foto dele com uma gravata de zebra pode ser a escolhida pra estampar a capa dos jornais do mundo? O cara que levou uma equipe inexpressiva a vencer da seleção favorita do mundial. Mas que baita zebra teria sido.

As vezes as idéias não dão certo por faltar um detalhe que a completaria, então não acontecem, não fecham a lógica, mas tão lá engatilhadas.

Por outro lado, nem tudo é pensado. Mas com a falta do que dizer tem jornalista de sobra pra pegar uma imagem, uma frase, uma palavra, que seja, e encontrar um significado inexistente. Pra isso existem caras como o Rodrigo Paiva que tá na seleção pra ajudar o time a vencer o confronto com a mídia. Pra colocar as palavras certas nas bocas certas e travar as investidas da guerrilha, dentre outras formas, prevenindo o seu pessoal de oferecer fogo amigo. E com pequenas estratégias pra apagar comentários disso ou daquilo.

No jogo do Brasil com o Japão, por exemplo, quando o Ronaldo revertou em campo sua condicão decendente com aqueles dois gols, ele driblou os críticos que afirmavam que ele tava fora de forma, pesado, gordo... bem, no final desse jogo a câmera seguiu o Ronaldo na saída do campo. Não é estranho que a primeira pessoa que espera o Ronaldo na beira do campo é o Rodrigo, que cochicha duas frase no ouvido dele. Em seguida, na saída dos vestiários, naquele corredor de entrevistas, vem o Ronaldo, que é chamado pelo reporter da Globo. O Ronaldo chega no cara, bem de frente pra câmera e, enquanto responde a primeira pergunta, seca o rosto com a camisa deixando a temida barriga a mostra, que tava direitinha. O ato foi ensaiado, pensado pelo Rodrigo. Tenho certeza.

No comments: