A busca da minha profissao:
Encontrar a verdade interessante que existe nas coisas.
Não é tão simples resumir o que a gente faz na profissão da gente. Mas resolvi deixar registrado pra mim mesmo o que tenho pensado nos últimos tempos em relacão a minha busca na profissão de publicitário.
Não tenho a mínima pretensão de provar que a publicidade busca a verdade. por mais que eu tenha lido Schopenhauer, eu certamente perderia o debate, na impossibilidade de rebater alguns argumentos. Nem acho que existe alguma variante da propaganda que pode ser chamada de "propaganda-verdade". Não, não.
Existe sim uma observacão da vontade das pessoas de encontrar algo interessante, que lhe dê prazer e que não seja uma decepcão. É algo parecido com a busca por um relacionamento amoroso, a busca pelo afago instintivo que confunde sobrevivência com perpetuacão da espécie, mesmo que conscientemente o amor apaixonado seja coroado com sexo protegido de reproducão. Na sedução e na consumação o corpo acredita que seus gens serão cruzados com aqueles outros daquela linda e loira criatura. Nessa hora você quer que isso seja verdade pra que o prazer seja maior. Tá ok, é meio exagerado e pretensioso fazer essas comparações sem aprofundar argumentação, sem dar exemplos, sem relativizar a verdade... mas eu pensarei assim por um tempo ainda. No mínimo até encontrar peças publicitárias que sejam capazes de me seduzir por algo que não seja a verdade escondida das coisas.
No comments:
Post a Comment