Friday, January 05, 2007

A morte do Saddam



Caramba, eu vi a morte do Saddam. Já vi vídeos piores, mas esse foi pesado. Vi o de uns terroristas passando a faca no pescoço de um refém e ouvi golfados de ar e sangue sairem da traquéia dele. Foi bem pesado, mas era um alguém que eu nunca tinha visto. E por isso parecia ser distante e esquecível.

Mas o Saddam é um conhecido antigo, assim como o Kadafi, o Ahmadinejad, Kim Jong, Bush... a diferença dele para os outros é que ele perdeu uma guerra e foi condenado em um julgamento. E que a sua pena foi motrada para o mundo no youtube. Sórdido.

O fato todo, do julgamento do Saddam, lembra a condenação dos líderes nazistas depois da perda da segunda guerra mundial. Na época o Hitler já tinha se suicidado e o julgamento se concentrou em meia dúzia de comandantes ainda vivos. O principal deles era o Hermann Göring, que ocupava o segundo posto mais importante do Reich. O julgamento foi longo e muito político. Göring assumiu a posição de grande líder vivo do nazismo e tentou no discurso mostrar pro mundo que o que eles fizeram foi estritamente o necessário pra Alemanha ter prosperidade. Em certos momentos do julgamento dizem que ele obteve admiracão da platéia e que o juiz, um preparadíssimo advogado americano, perdeu o controle da situação justamente pela tranquilidade que Göring colocava os fatos como necessidades para o sucesso do Reich, assim como citava exemplos de atos americanos que poderiam ser julgados e condenados. O engraçado disso é que Göring se colocou nesse posto de liderança depois de ter amargado mais de um ano de ostracismo e vício em morfina no período final da guerra. Dizem que ele se transformou em um grande mentiroso e fazia planos mirabolantes que todos viam que não daria certo. Ele apresentava esses planos nas reuniões de comando e todos ficavam discutindo loucamente enquanto ele saia discretamente da sala e voltava em dez minutos com um sorriso tranquilo nos lábios irrigados por opiáceos.

Enfim, no encerramento do julgamento ele foi condenado a forca, assim como Saddam. Mas durante os dias que antecediam a execução ele conseguiu uma cápsula de cianureto e foi encontrado já asfixiado.

Já o Saddam foi executado, teve seu pescoço deslocado e levou 3 minutos para apagar completamente. E isso foi filmado. E eu vi. Deus do céu.

1 comment:

Anonymous said...

nunca desmaiei, não sei como é. Mas certamente é proximo do que senti ao ver o filme..cruzes.

qui